A drenagem linfática atua no sistema linfático, desbloqueando os gânglios linfáticos direcionando os excessos de líquidos e as toxinas até eles, sendo eliminados pela transpiração e ou pela urina. Apesar dos sistemas diferentes a circulação sanguínea também é ativada, no caso do rosto o aumento da circulação torna a pele mais viçosa, além de estimular o sistema de defesa do organismo.
Essa técnica pode ser usada sozinha ou em conjunto a outros procedimentos estéticos, ela é recomendada para pacientes pré e pós operatório de cirurgia facial diminuindo hematomas, edemas e bolsas que ficam embaixo dos olhos, ajudam na melhora de olheiras, rugas, cicatrizes, celulites e gordura localizada(no corpo) e problemas vasculares ajudando o bem estar do paciente.
- a primeira etapa consiste na abertura dos principais vasos linfáticos do pescoço e colo,
- a segunda etapa é o redirecionamento dos líquidos em excesso para esses locais de eliminação.
Vamos aprender como fazer??
- Deverá iniciar a drenagem linfática facial estimulando o ângulo venoso, que está localizado na região lateral do pescoço, com movimentos em forma de espiral que se inicia na parte debaixo da mandíbula até a região das clavículas, utilizando somente os dedos das mãos, repetindo pelo menos 6 vezes
- Posicionar as pontas dos dedos na região em baixo do queixo do paciente e com movimentos de meio círculos arrastados drenar a linfa da região do centro do queixo até o final da mandíbula, próximo das orelhas, repita pelo menos 3 vezes
- Posicionar as pontas dos dedos no queixo do paciente e com o mesmo movimento anterior, drenar a linfa do queixo até a região das orelhas.
- Posicionar as pontas dos dedos indicador e médio entre o nariz e a boca e com o movimento de meio círculo e arraste drene a linfa desta região para a parte de baixo do queixo, contornando a boca
- Estimular novamente o gânglio venoso com movimentos de meio círculo e arraste, da região lateral do pescoço até as clavículas.
- Com movimentos circulares grandes, posicione as pontas dos dedos na parte superior das bochechas drenando desta região até a parte de baixo do queixo.
- Posicionar as pontas dos dedos médios no nariz e com movimentos circulares, drenar a linfa da parte de baixo do nariz até o canto dos olhos.
- Posicionar as pontas dos dedos médio, indicador e anelar na região lateral do nariz e com movimentos de círculos e arraste drene a linfa desta região para a parte de baixo do queixo.
- Posicione estes 3 dedos na região lateral do rosto, iniciando o movimento de círculos e arraste da região do canto externo do olho até a região localizada na parte de trás das orelhas.
- Estimular novamente o gânglio venoso com movimentos de meio círculo e arraste, da região lateral do pescoço até as clavículas.
- Posicionar as pontas dos dedos indicador e anelar em cima dos olhos e forma muito suave com movimentos de semi círculo e arraste inicie a drenagem da região interna dos olhos até a parte lateral da face onde ficam as rugas conhecidas como "pés de galinha", e depois leve a linfa dali para a região localizada logo à frente das orelhas. Repita o mesmo movimento na região localizada na parte de baixo das sobrancelhas.
- Estimular novamente o gânglio venoso com movimentos de meio círculo e arraste, da região lateral do pescoço até as clavículas.
- Posicionar as pontas dos dedos indicador, médio e anelar na testa iniciando o movimento na região próxima das sobrancelhas em direção a raiz dos cabelos e depois mude a posição dos dedos e drene a linfa no sentido da região localizada à frente das orelhas.
- Posicionar as pontas dos dedos indicador, médio e anelar na região do início dos cabelos e com movimentos de semi círculos e arraste drene a linfa desta região até a região localizada à frente das orelhas. Repita o mesmo procedimento na região da cabeça drenando em direção a parte de trás das orelhas
A drenagem linfática facial traz benéficos para pacientes de todas as idades incluindo adolescentes, com problemas de acne, pois promove a diminuição da acne, mantendo a aparência de uma pele limpa e jovem por mais tempo.
Não recomenda-se para pacientes com problemas de câncer, trombose, problemas renais graves, abscessos e nódulos não indentificados
Nenhum comentário:
Postar um comentário